10 motivos pelos quais o seu site não recebe muito tráfego

06/01/2013

Porque seu site não recebe muito tráfego

Construir um site, dedicar-lhe o nosso tempo e não receber visitas é, no mínimo, frustrante! Isto pode acontecer tanto com sites de empresas como sites pessoais (blogs). “Porque é que o meu site não tem mais visitas?” é uma pergunta frequente e por vezes não encontramos a resposta. Mas já pensou que o problema do seu site pode estar diante dos seus olhos e você não o consegue ver? Nós ajudamos na tarefa. 

1. Tema demasiado abrangente

A escolha do tema é um dos principais factores que leva um blog a não ser visitado. Normalmente, as pessoas preferem criar sites com temas muito gerais. Vejamos um exemplo: se você criar um site sobre restaurantes, irá sentir dificuldades em se posicionar bem no Google pois a concorrência é elevada. Mas se o seu site falar de Restaurantes Japoneses em São Paulo, a concorrência será menor e a qualidade do seu tráfego será maior pela especificidade do tema. Quer saber mais? Nós ajudamos a escolher o tema ideal para o seu blog.

2. Mau Design

Um mau design cria uma opinião negativa logo à entrada no site e poderá fazer com que o visitante nunca mais volte ao seu site! Faça uma revisão geral: Primeiro, pense sobre o modelo que está a utilizar. É o mais adequado para o seu site? Nós temos centenas de modelos para todas as áreas, procure um que vá de encontro as suas necessidades. Depois faça uma revisão no menu – sites com menus confusos atrapalham a navegação. Por fim considere todos os pequenos aspectos.

3. Não está a aproveitar todas as formas de comunicação

No seu site recolhe os e-mails dos seus visitantes e envia regularmente newsletter com as novidades? O seu site está registado em directórios de sites? Você atrai os seus visitantes para os seus perfis nas redes sociais? Se a resposta é não, agora você tem um forte motivo para o seu site não receber tráfego suficiente!

4. Site acessível apenas com registro

Se as páginas do seu site não são visíveis a todo o público, você deverá ponderar se vale a pena manter o conteúdo privado. Isto porque muita gente não tem paciência para criar um registo no seu site e ter que inserir os seus dados de log in cada vez que o visita. Você pode estar a afugentar a sua audiência!

5. Má promoção social

As redes sociais têm um poder enorme em gerar tráfego para um website. Uma boa gestão das redes sociais ajudará você a conquistar um público frequente. Uma página no Facebook e um perfil no Twitter são essenciais para atrair tráfego social para o seu site. Saiba porque deve estar no Facebook.

6. Dê tempo suficiente

Se o seu site é recente, não espere atingir os primeiros lugares do Google de um dia para o outro. Um site necessita de tempo para ir conquistando o seu público e posição no Google. Nós temos um conselho que o pode ajudar: Ponha o seu site no Google mais rapidamente.

7. Maus títulos

Os títulos dos seus artigos podem ser excelentes ao seus olhos. Mas serão assim tão bons aos olhos do Google? Os motores de busca lêem os títulos de maneira diferente que os humanos – eles lêem palavras-chave! Aconselhamos a fazer uma pesquisa sobre a procura das palavras que vai utilizar no seu artigo, antes de o publicar. Haverá procura suficiente? A concorrência para este tema é alta? Tenha tudo isso em conta pois irá afectar o posicionamento desse artigo no Google.

8. As publicações não são constantes

Um dos grandes problemas dos bloggers é manter os seus websites constantemente actualizados de forma a que o mesmo público o visite regularmente. Um dica é manter a sua página inicial actualizada. Os seus leitores vão agradecer o conteúdo novo e os motores de busca vão ver que o seu site é actualizado.

9. Site demasiado lento

Você gosta de entrar num website e esperar vários segundos para que ele carregue? Pois, ninguém gosta. Como diz o ditado, tempo é dinheiro e ninguém gosta de ficar à espera. Você pode estar a perder muito tráfego pela lentidão do seu site. Saiba como fazer o seu site carregar mais rapidamente.

10. Má ou nenhuma optimização

Quando se fala em optimização de um website, falamos em vários aspectos que tem de levar em conta e exigem trabalho. Optimização para palavras-chave ajudará o seu site a ficar melhor posicionado no Google. Mas como em tudo, seja ponderado. Não menos importante são as imagens optimizadas – você optimiza cada imagem que publica no seu site?  Um outro ponto que o aconselhamos a estudar são os backlinks e link building. Criar ligações externas para o seu site é fundamental para atrair visitantes e para mostrar ao Google que o seu conteúdo é relevante.