Dica Rápida: Teste a velocidade do seu site

26/02/2013

Você sabia que se o tempo de carregamento de um site for de 4 segundos, você perde pelo menos 25% de seus visitantes? Cada segundo conta. Quanto mais rápido o seu site carregar em um computador ou telefone celular, maior a possibilidade de que os visitantes irão ficar nele. Quer saber mais sobre o desempenho do seu site? Continue lendo!

Existem muitas ferramentas online excelentes, que podem lhe ajudar a medir a velocidade do seu site. Selecionamos as mais úteis para você:

1. Pingdom

Pingdom testa a velocidade do seu site e lhe dá um pequeno resumo. Além disso, será fornecido informações detalhadas sobre o carregamento de cada arquivo na página em questão.

teste do tempo de carregamento

2. Google Insights PageSpeed

Obtenha ajuda do Google Insights PageSpeed tanto para a versão padrão quanto para a versão móvel do seu site. Coloque o link do seu site ou de uma página específica e clique em “Analisar” (Analyze).

teste do tempo de carregamento

Google irá lhe mostrar uma lista de dicas para melhorar o tempo de carregamento da página de acordo com a prioridade das mudanças que precisam ser feitas. Depois de ver a velocidade do site em um computador, clique em “Mobile” para descobrir se há algum problema com a velocidade do site móvel.

Como posso otimizar meu site para torná-lo mais rápido?

Após verificar o tempo de carregamento do seu site utilizando uma das ferramentas acima, verifique o tempo médio de carregamento da página no Google Analytics.

Vá para “Conteúdo” – “Velocidade site”. Aqui você vai ver quanto tempo realmente leva suas páginas para carregar para seus visitantes Check the average page loading time in Google Analytics. Go to “Content” – “Website speed”. Here you’ll see how long it actually takes your pages to load for your visitors.

Como eles podem ser diferentes? Google Analytics mostra dados em tempo real, porque leva em consideração o país / região / fornecedor / etc. onde o site foi carregado. Na informação detalhada, você pode descobrir se um tempo de carregamento longo é um problema de um país ou um navegador específico, e não é realmente um problema da sua página.

Como consertar as métricas de tempo de carregamento?

As razões mais comuns de um site lento são realmente muito fácil de corrigir:

  1. Escolha imagens com sabedoria

As imagens são um elemento muito importante de um site, mas as imagens de alta resolução levam uma eternidade para carregar. Além de escolher uma resolução menor para suas imagens, tem mais 2 coisas que você deve ter em mente:

  • Formato – o formato errado de uma imagem pode torná-la mais pesada do que deveria ser. Escolha o mais adequado com base em seus fins:
    GIF – com poucas cores (imagem simples, logo)
    JPEG – muitas cores e detalhes (fotos)
    PNG – imagens de alta qualidade (usando camadas, transparência, etc)
  • Redimensionamento – você sempre pode redimensionar a imagem nas propriedades da imagem ou com codificação. Mas espere! Este é um passo extra para o código do site. Escolha redimensionar as imagens manualmente em programas como o Photoshop ou Paint.net (é gratuito), ou até mesmo usar serviços online.
  1. Não use widgets excessivamente

Selecione apenas aqueles que realmente precisa, ou seja, os que fariam seu site perder a sua funcionalidade se você não os tivesse. Se você encontrou o widget ou plugin que iria lhe beneficiar, tente encontrar suas alternativas: por exemplo, ambos Gravatar e Disqus proporcionam ótimos widgets de comentários personalizáveis, mas Gravatar ainda carrega um pouco mais lento.

  1. Evite arquivos em files

Eles podem ser tanto pesados quanto chatos. Pense duas vezes se você precisar deles, ou talvez você se beneficiaria mais de um slide-show em vez de um arquivo flash.

  1. Limpe a página inicial

Dependendo do seu tipo de negócio ou site pessoal, às vezes você simplesmente não pode evitar o uso de elementos “pesados” lá – por exemplo, um site de fotografia onde você quer mostrar suas melhores sessões de fotos. Tente manter pelo menos a sua página inicial simples – coloque apenas alguns de seus melhores trabalhos e guie os visitantes para páginas onde se encontraria o seu portfólio completo.

Como você pode ver, qualquer um pode corrigir esses erros e fazer um site mais rápido, com uma simples revisão nos elementos do site.

Certifique-se de ler o guia de SEO passo a passo, para continuar otimizando seu site.